sábado, 18 de julho de 2015

GELADO CE CARAMELO SALGADO

GELADO CE CARAMELO SALGADO


 Ingredientes
Para o caramelo:
  1. 100 gr de açúcar
  2. 1 cl  de chá de flor de sal
Para o gelado:
  1. 5dl de leite
  2. 300 gr de açúcar
  3. 60 gr de manteiga
  4. 1 colher de chá de flor de sal
  5. 2,5 dl de natas
  6. 5 gemas
 Preparação:

Espalhem  o açúcar num tacho de fundo grosso e levem ao lume brando. Entretanto forrem um tabuleiro com o vosso tapete de silicone ou uma folha de papel vegetal untada com óleo. Preparem o sal.Quando notarem que o açúcar começa a derreter, mexam-no levemente, empurrando-o para o centro com uma colher de pau, até que tudo esteja derretido. Assim que aparecer fumo no tacho, e vos parecer que o açúcar está quase a queimar, deitem-no sobre o tabuleiro. O mais rapidamente possível, salpiquem-no com sal e levantem o tabuleiro de modo a que o caramelo se espalhe por uma área maior.Acabou de fazer a Praline
Para o gelado:
1.   Preparem um banho gelado enchendo uma tigela com gelo, dentro coloquem outra tigela com 2,5 dl de leite. Por cima da segunda tigela ponham um passador de rede fina.
2.   Coloquem o restante leite e as natas em dois copos
3.   Preparem o sal e a manteiga
4.   Batam ligeiramente as gemas                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Coloquem o açúcar num tacho e levem ao  lume até caramelizar usando o método acima descrito
Retirem do lume e adicionem a manteiga e o sal, e mexam. É possível que aparecem alguns “torrões” de caramelo, não se preocupem. Levem novamente a mistura a lume brando, mexendo até que os “torrões” derretam.
Misturem no caramelo o leite que têm no copo, e depois as natas. Deitem metade do preparado aos poucos sobre as gemas, batam bem, voltem a colocar tudo no tacho e levem ao lume, sem parar de mexer até este creme  engrossar.
Passem  o creme pelo passador para a tigela onde está o restante leite, e misturem bem. Eu misturo com um batedor de varas para ajudar o creme a arrefecer. Coloquem a mistura numa tigela bem fechada e guardem no frigorífico até estar completamente fria, o que pode demorar até oito horas.
Passado este tempo, preparem o gelado usando a vossa sorveteira, ou colocando-o no congelador, e batendo a mistura de vez em quando evitando a formação de grandes cristais de gelo, o que honestamente, e tendo em consideração a riqueza desta receita, é pouco provável que aconteça.
Quando o gelado estiver quase pronto, misturem o praline salgado em pedacinhos e voltem a colocar no congelador até servir.

  É viciante

Sem comentários: