sexta-feira, 8 de novembro de 2013

BORREGO ASSADO À MINHA MODA

BORREGO ASSADO À MINHA MODA

Que é uma delicia é. Fácil  e rápido ? Quer dizer também não é assim tão demorado, mas é fácil!





Para 4 pessoas
Ingredientes:
2 Kg de borrego
800 gr de batatinhas
200 gr de cebolinhas
2 colheres de sopa de sementes de funcho
1 colher de sopa de noz-moscada
0,5l de vinho tinto
1 cabeça de allhos
Sal q.b.
Pimenta q.b.

À noite põem o borrego numa bacia com vinho tinto, os alhos, o sal, a pimenta, a noz-mosca e as sementes de  funcho.
De manhã pré-aquece o forno a 180º, põem o borrego numa assadeira e cobre com cerca de metade da marinada e reserva a outra parte.
Leva ao forno durante cerca de 1,30 h a 1,45 h, depende do forno, nem todos são iguais. Durante a assadura vai virando o borrego e se vir que há necessidade acrescente um pouco da marinada diluída em água.
Quando o borrego já estiver no forno há cerca de uma hora, junte as cebolinhas e as batatinhas muito bem lavadas e previamente picadas com um garfo, para o sabor se entranhar.
Quando o borrego estiver pronto, ponha-o numa tábua, cubra com papel de alumínio para não deixar arrefecer e deixe a carne repousar cerca de 10 minutos.
Entretanto raspe o que está à volta da assadeira o máximo que poder, coe todo o liquido e junte os sucos que entretanto escorreram do borrego e leve numa sertã ao lume mexendo sempre até o molho engrossar.
Ponha o borrego na travessa onde vai servir, deite o molho por cima e  ponha  as batatinhas e cebolinhas. Se for necessário aquecer leve novamente ao forno , mas coberto com papel de alumínio.

Sem comentários: