quarta-feira, 6 de novembro de 2013

COZINHAR COM ERVAS AROMÁTICAS




Cozinhar com ervas aromáticas desde que se saiba com que sabores combinam, é uma maneira de tornar os nossos cozinhados mais saborosos e por vezes dar um toque distinto, que vai fazer a diferença.
Vou falar das ervas aromáticas silvestres e das ervas aromáticas mais delicadas.
O uso das ervas aromáticas na culinária, permite diminuir à quantidade de sal, o que é um beneficio para a saúde.
A maioria das ervas aromáticas também tem propriedades medicinais, tema que iremos abordar num futuro próximo.
O grupo das das ervas aromáticas silvestres é essencialmente formado pelas seguintes:

  • Louro
  • Manjerona
  • Orégão
  • Alecrim
  • Salva
  • Tomilho
    1- Tomilho 2- louro 3- Alecrim
Louro  é talvez a erva aromática mais utilizada na cozinha portuguesa, usando-se em caldos, estufados e grelhados para dar profundidade aos sabores. É usada principalmente para temperar pratos de carne.
Nos restaurantes Gourmet, não é raro ver uma folha de louro numa sobremesa doce, que leve leite, como por exemplo a Panna Cotta.


Manjerona com um sabor parecido aos nossos orégãos, é muito utilizada na cozinha do norte da Europa.
Combina bem com a cenoura, carne de porco e peixe assado no forno.

Orégão existe com abundância no sul da Europa, é também bem conhecida dos Portugueses, principalmente dos Alentejanos. Combina bem com tomate, pimentos,  peixe grelhado, cordeiro e claro, nas pizzas e massas.

Alecrim é usado por toda a Europa e faz uma união perfeita com carne de porco, borrego, cabrito, pão (focacia com alecrim), azeitonas e alhos. Também usado em sobremesas de chocolate e de laranja.

Salva uma erva com a folha peluda, com um gosto muito forte, que nem todos suportam. Pouco usada em Portugal. Usada principalmente na cozinha Inglesa  na carne de porco e na Italiana com carne de vaca, abóbora e alguns tipos de massas.

Tomilho é de facto polivalente, fica bem com todo o tipo de carnes e peixes, com o alho- francês, cogumelos e alcachofras. É uma delicia quando usado numa sobremesa com chocolate.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:

O FASCINANTE MUNDO DOS PEIXES

COZINHAR COM ERVAS AROMÁTICAS
SALMÃO NO FORNO EM PAPPILOTE


Sem comentários: