domingo, 8 de dezembro de 2013

JAMIE OLIVIER


JAMIE OLIVIER



Um dos chefes de cozinha mais conhecidos no mundo é Jamie Olivier, de origem Britânica. Vive actualmente em Londres.
A história de vida deste chefe é realmente interessante.
Oriundo de Essex, pequena cidade perto de Londres, dá desde cedo sinal de que a cozinha era a sua paixão. Os pais tinham um Pub -The Criketers, onde desde os 8 anos ajudava.
Não tencionava tirar nenhum curso convencional, até porque não gostava de estudar, aos 16 anos entra na escola culinária de Westminster e Genaro Contaldo chefe londrino passa a ser o seu mentor.
Jamie Olivier não é só um grande chefe com grandes dotes culinários, é detentor de uma forte consciência social é essa vertente que o torna único no mundo.

Jamie Olivier e a sua consciência social


EXTERIOR DO FIFTEEN
ALUNOS DO FIFTEEN





Trava lutas em várias direcções, mas sempre ligadas à alimentação, contesta a alimentação das cantinas escolares no Reino Unido e trava uma luta para implementar o consumo de alimentos naturais nas escolas. Incentiva o abandono do consumo de fast-food em casa, percorrendo o País a ensinar a cozinhar.
Cria o Fifteen, onde forma jovens oriundos de situações sociais mito complexas, sem abrigo, toxicodependentes, desempregados, em resumo, quanto mais "lazarento", maior é a hipótese de estudar no Fifteen.
O Fifteen além de uma escola de culinária para jovens desinseridos da sociedade, passa também a ser um restaurante.
Já saíram de lá vários chefes que trabalham e são responsáveis pelos vários restaurantes que possui e outros que abriram o seu próprio restaurante. Jamie Olivier oferece uma verba para que possam abrir os seus restaurantes. Essa verba advém do lucro dos seus livros.
Pelo seu trabalho em prol da sociedade, a rainha Elisabeth II distinguiu-o como Membro do Império Britânico.
Ganha a batalha que teve durante vários anos com a McDonald's, obrigando a empresa a deixar de usar amoníaco na lavagem das carnes, que tornava as carnes mais volumosas e disfarçava o sabor de parte de carne que não estaria em boas condições.

Fiftenn Restaurante de Jamie Olivier 

Se fôr a Londres e quiser jantar no Fifteen, tem que ter uma reserva de mesa feita com um mês de antecedência, no mínimo.
Pode marcar através (www.opentable.com) ou ligue para o restaurante e faça sua reserva. No caso do Fifteen, mesmo usando o OPENTABLE, pode ser que não se consiga a reserva online. Não desespere, tente ligar para o restaurante diretamente: +44 (0)20 3375 1515

 
INTERIOR DO FIFTEEN



Sem comentários: