segunda-feira, 20 de janeiro de 2014


                               Dormir bem é fundamental




Dormir bem ajuda a proteger o cérebro de lesões

Dormir bem ajuda a proteger o cérebro de lesões
Um novo estudo vem comprovar os benefícios de uma boa noite de sono. A investigação, realizada por uma universidade sueca, demonstrou que basta ficar uma noite sem dormir para que aumentem os níveis de determinadas moléculas prejudiciais ao cérebro e que estão associados a doenças neuro degenerativas.

A equipa da universidade de Universidade de Uppsala recorreu a 15 homens jovens de peso médio. Num dos testes, os participantes foram submetidos a uma noite em claro, após a qual os investigadores recolheram amostras de sangue. Passados alguns dias, o sangue dos mesmos participantes foi analisado, mas desta vez após uma noite de sono de oito horas.

Os resultados das análises demonstram que a privação do sono conduz ao aumento, em cerca de 20 por cento, dos níveis do sérum Neuron-Specific Enolase (NSE) e da proteína S-100B.

Ambas as moléculas estão associadas a lesões cerebrais e doenças degenerativas pelo que o líder da investigação, Christian Benedict, afirma que dormir bem “pode ser uma situação crítica para manter a saúde do cérebro”.


Sem comentários: