Calçado de Luxo
Português cria Império em Nova Iorque
Em Nova Iorque, nos EUA, Carlos Mesquita transformou uma banca de engraxador num império de reparação de sapatos que é hoje a primeira escolha para marcas de luxo como a Chanel e estrelas como Jennifer Lopez.
Hoje com 63 anos, o português é dono das lojas Leather Spa onde, segundo a Time Out, os "nova-iorquinos mais ricos e exigentes" de Nova Iorque reparam e personalizam os seus sapatos e outros acessórios em pele.
Tudo começou em Portugal com uma banca de engraxador na barbearia do pai. Entretanto, Carlos acabou emigrar para a França e, numa viagem a Nova Iorque, percebeu que havia uma oportunidade de negócio do outro lado do Atlântico. Fez as malas e mudou-se com a família para aquela cidade norte-americana.
"Quando cheguei percebi desde logo que não tinha nada para aprender. Tudo o que faziam era 80% abaixo do que fazíamos em França, pelo que pensei logo 'Tenho é de vir para cá ensinar'", conta à Lusa.
Arriscou, investiu e alugou uma loja numa das zonas mais caras de Nova Iorque, na Rua 55, entre a 5ª e a 6ª Avenida. No entanto, o negócio não foi um sucesso imediato, até porque "os americanos não tinham o hábito de arranjar sapatos". Segundo o empresário, "quando os estragavam, deitavam-nos fora".
Hoje em dia, o empresário dá emprego a 73 pessoas e conta com três lojas na cidade: uma na Rua 55, um na Grande Central Station e uma terceira no hotel de luxo Plaza, junto ao Central Park. Em média, as mesmas recolhem, todos os dias, cerca de 450 pares de sapatos e outros acessórios em pele, sendo todo o trabalho feito pelos 55 funcionários que trabalham numa fábrica em Queens.
Além disso, Carlos tem ainda uma gama de produtos Leather Spa - com atacadores, ceras, palmilhas e cremes - e propostas para criar um franchise, que chegam de outras cidades norte-americanas, do Qatar, do Dubai e da Argentina.
Arriscou, investiu e alugou uma loja numa das zonas mais caras de Nova Iorque, na Rua 55, entre a 5ª e a 6ª Avenida. No entanto, o negócio não foi um sucesso imediato, até porque "os americanos não tinham o hábito de arranjar sapatos". Segundo o empresário, "quando os estragavam, deitavam-nos fora".
Ao aperceber-se de que aqueles que compravam sapatos baratos iam continuar a fazê-lo, Carlos soube que os seus clientes iam ser os que investiam em calçado de luxo. Ainda assim, não esconde que "foi uma luta" conseguir estabelecer o negócio.
"Dediquei-lhe muito tempo", explica. "Afinal de contas, não se cria um negócio, para o qual quase não havia clientes, de um dia para o outro".
Hoje em dia, o empresário dá emprego a 73 pessoas e conta com três lojas na cidade: uma na Rua 55, um na Grande Central Station e uma terceira no hotel de luxo Plaza, junto ao Central Park. Em média, as mesmas recolhem, todos os dias, cerca de 450 pares de sapatos e outros acessórios em pele, sendo todo o trabalho feito pelos 55 funcionários que trabalham numa fábrica em Queens.
Além disso, Carlos tem ainda uma gama de produtos Leather Spa - com atacadores, ceras, palmilhas e cremes - e propostas para criar um franchise, que chegam de outras cidades norte-americanas, do Qatar, do Dubai e da Argentina.
Nos últimos anos, o reconhecimento tem vindo a crescer e, com ele, o trabalho com Jennifer Lopez, entre outras estrelas, com quem personaliza os seus sapatos para concertos, videoclips e filmes. Quando os clientes de lojas de luxo como Manolo Blahnik ou Christian Louboutin querem reparar ou personalizar os seus sapatos, também é no trabalho deste português que confiam.
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