terça-feira, 5 de novembro de 2013

DICAS PARA OBTER TEMPO

DICAS PARA OBTER TEMPO 


O tempo é um bem precioso, vamos poupá-lo.



Distingir urgência de  prioridade.
Definir quais são os nossos objectivos a curto, médio e longo prazo.
Este é o primeiro passo, depois de ultrapassada esta fase, que fazer?

  • Compreender que os nossos objectivos  são  profissionais e pessoais.
  • Saber dizer não.
  • Saber delegar.
  • Fugir dos predadores do nosso tempo.

Como utilizar a agenda?
Uma agenda é o local onde registamos  os compromissos, definindo o local onde se realizam, hora (de inicio e de fim), dia e mês.
Não é uma lista exaustiva de afazeres, tipo lista de supermercado.
Exemplo de como organizar uma agenda.

Segunda-feira

Terça -feira
Local
Compromisso

Compromisso
Local


8 h.
 Aula de Yoga
 Ginásio X
 Escritório
 Mails e telefonemas
10


 Escritório
  Reunião departamento
12
  Entrega relatório 

 Cantina
 Almoço
14


 Escritório 
 Organizar dossier
15
  Elaborar ordem de trabalhos da próxima reunião e convocá-la

 Escritório
 Digitar acta das reuniões
16
Fazer mapa das vendas do último trimestre

 Escritório
Mails telefonemas 
17


 Escola 
 Buscar crianças
18
 Reunião de pais
 Escola X
 Casa
 Fazer jantar
20


 Clínica  X
 Dentista
22
 Filme  Y
 Cinema x

Prioritario-Tem que ser feito, para os objectivos serem cumpridos, mas não tem prazo.  
Urgente-Tem prazo estabelecido.
Compromissos- Que se frequentemente não se realizarem, fazem com que o objectivo não se cumpra.
Cinzento -faz parte da rotina, não é preciso pôr na agenda.

 O tipo de agenda deve ser a que mais se adapte a si, em suporte de papel ou informático.


.

Eles comem tudo  e não deixam nada:
  • Ser constantemente interrompida e permiti-lo (conversas de corredor, emails, conversas ao telemóvel com a mãe, a tia, a....).
  • Abandonar as suas tarefas, para dar uma mãozinha a um assunto que é de outro e não é urgente!
  • A desorganização, o tempo  que demora a conseguir reunir tudo o que precisa, é uma eternidade e muitas vezes origina erros e há que refazer tudo. Já pensou  no que poderia fazer com o tempo desperdiçado?
  • Adiar sempre tudo para amanhã. Claro que vai chegar o dia, que se dormir 2 h está com sorte.
  • Começar pelo que mais gosta de fazer, deve ser exactamente ao contrário. 
Organize- se, poupe tempo e ganhe qualidade de vida.







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