quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CRIAR ROTINAS PARA LIMPAR E ARRUMAR A CASA

Custa, custa mesmo muito, limpar e arrumar a casa. Sabe porquê?
É uma tarefa  que tem o inconveniente de nunca ficar pronta. Quando chegamos ao fim, já é preciso recomeçar.
É caso para dizer, não cometi nenhum crime de morte, porquê tão grande castigo?
Ainda devêm ser resquícios, daquele problema da maçã, com o Adão e a Eva.
Queridas, já chega de fazer penitência,chegou a altura de simplificar, organizar e distribuir pelo Adão e sua descendência, se ela  existir e já estiver em idade de fazer penitência.

Como dar a volta à situação:

Primeiro ponto-  Decida para cada compartimento de sua casa , quais as tarefas que devem ser feitas diariamente, semanalmente, mensalmente, semestralmente.

Segundo ponto - Reunião de família, distribuição das tarefas e realização de um calendário com tudo especificado, quem faz o que e quando. Exposto na cozinha em local bem visível
.


Exemplo de distribuição de tarefas.



AThe Untitled Still Life Collection. Cocriação: Trajal Harrel & Sarah Sze.
Interpretação: Trajal Harrel e Christina Vasileiou. 
dicionar legenda










Se viver sozinha, temos pena, mas tem sempre a solução de pedir ajuda ao vizinho do 3º esqº. Antes de pedir seja para o que fôr, olhe bem todos os pormenores, não esqueça os sapatos e investigue o passado.

Terceiro ponto- Não faça nunca, nenhuma tarefa que não estava escalonada para si. Claro, existem excepções (doença, viajem e coisas no género).

Concelhos:
Diariamente - Fazer as camas, dar um jeito na casa de banho, arrumar a cozinha, arrumar o que está espalhado, despejar o lixo e já é muito. Cozinhar.
Semanalmente - Limpar o pó e aspirar cada uma das divisões, mudar a roupa das camas e da casa de banho. Limpar as casa de banho. Limpar varandas e partes exteriores. Durante a semana pôr a roupa a lavar, o número de vezes que for necessário. Arrumar a cozinha, com limpeza de fogão, portas dos armários, o exterior do frigorífico e outras máquinas existentes. Ir passando a ferro.
Mensalmente - Aspirar estofos, limpar janelas e respectiva caixilharia, limpar os armários e gavetas da cozinha por dentro, limpar o frigorífico. Limpar filtros das máquinas e do exaustor.
Semestralmente -   Descongelar e limpar a arca frigorífica, mudar as roupas de inverno «» verão. Aproveite para se desfazer de tralha, limpar o interior de armários e gavetas. Pôr edredons a lavar e toda a roupa que precise, antes de ser guardada, até o  próximo semestre. Arraste móveis encostados à parede para poder limpar por trás. Dê brilho aos metais existentes (cobres e pratas). Lavar ou mandar lavar a seco cortinados.

Claro que as tarefas semanais podem ser concentradas num único dia ou divididas por alguns dias da semana.  É uma escolha pessoal.
Se tiver mulher a dias, faça-lhe também uma lista do que  fazer e quando.
Enquanto limpa e arruma ponha uma música do seu agrado, mas com ritmo bem mexido. Se for uma balada nunca mais se despacha.


                PARA A PRÓXIMA VOU FAZER O EXEMPLO DE UM CALENDÁRIO

Sem comentários: