quinta-feira, 7 de novembro de 2013

URGENTE MARQUE CONSULTA NO GINECOLOGISTA.

 Nem me passa pela cabeça, que não faça a sua consulta anual no ginecologista, nem a palpação mamária mensal.


Até é bonita, não mete medo a ninguém.


SINAIS DE ALERTA

1-Fluxo menstrual abundante, que obrigam a mudar de tampão ou penso frequentemente, perde coágulos (postas de sangue) e o número de dias do  período aumentou, deve ir a um  ginecologista. Pode ter um mioma, fibomioma, pólipos do endométrio, que devem ser tratados. São causa de grande desconforto, de anemias que levam a falta de força, cansaço e tonturas.

2-Corrimento vaginal com características diferentes do normal. Cor amarela, esverdeada, com vestígios de sangue ou branca tipo leite coalhado. Em princípio deve ser uma infecção ginecológica, por bactérias ou fungos. Este corrimento normalmente é acompanhado por comichão, mau cheiro e sensação de ardência.

3-Dor ou sangramento após o acto sexual, tem que ser observado, ser investigado pois são sintomas frequentes nas lesões do colo do útero, nomeadamente o cancro do colo do útero.

Símbolo do cancro do colo do útero.

3-Um nódulo mamário, escorrência por um dos mamilos, modificação do aspecto de um seio (aumento de tamanho, pele com aspecto de casca de laranja, mamilo diferente do habitual, calor e cor avermelhada da pele). Pode ser um cancro da mama.                                                  

                                                           
Símbolo do cancro da mama.














4-Ausência de menstruação por mais de 2 meses, pode ser uma gravidez, uma lesão maligna do útero, ou início da menopausa.

5-Se está grávida e começou a sangrar, pode ser devido à implantação do ovo no endométrio, processo de aborto ou lesões ao nível do colo do útero.

6-Se deixar de sentir mexer o bebé, pode ser pura ansiedade e não corresponder à realidade, ou problemas graves com o feto.

7-Se está gravida e tem uma dor intensa nos lados da parte inferior do abdómen, corra para um serviço de urgência, pode ser uma gravidez ectópica (fora do útero).

8-Dor  ou pressão ao nível do abdomen, ao nível da região lombar e pernas, cansaço, aparecimento súbito de vontade de urinar muitas vezes, aumento do volume abdominal, enjoo, prisão de ventre, digestões difíceis, pode ser um quisto do ovário benigno ou cancro do ovário.


Símbolo do cancro do ovário.


TRATE DE SI. NÃO ADIE, HOJE PODE TER  CURA, AMANHÃ PODE SER TARDE DE MAIS.

Local mais frequente da dor no cancro do ovário.

Sem comentários: