terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A GINÁSTICA CEREBRAL E A PREVENÇÃO DA DEMÊNCIA

A GINÁSTICA CEREBRAL E A PREVENÇÃO DA DEMÊNCIA 






Ginástica cerebral

Um órgão que não se utiliza atrofia, o mesmo se passa com o cérebro.
Todos temos que nos manter mentalmente activos, estando sempre a apreender coisas novas, é necessário não só apreender como fazer.
Para apreender existe uma multiplicidade de coisas que pode começar a aprender escolhendo uma que lhe faculte prazer.
Só porque preciso de estar mentalmente activa não vou iniciar um curso de filosofia, quando o que mais gozo lhe da é fazer um curso de pintura.
Aprender uma língua estrangeira, pintar, tocar um instrumento musical ou outro dos muitos cursos existentes, a escolha é grande de certeza que vai encontrar um do seu agrado.
Inscrever-se num curso de russo, mas não chega precisa de ler, livros, jornais e revistas, tem que conhecer a atualidade do seu país e do mundo.
Todos os dias tente progressivamente estar atento ao que faz , comesse por 5 minutos e vá aumentando até 30 minutos, é uma tarefa muito difícil. Quando estamos a fazer trabalhos de rotina não pensamos, no que estamos a fazer. Experimente quando estiver a tomar banho se consegue, vou abrir as torneiras da água, ver se temperatura está boa, meter-me na banheira pegar numa esponja etc. Fazemos sem pensar todos estes processos estão  mecanizados, este exercício vai treinar a nossa capacidade de concentração.

Jogue cartas, faça palavras cruzadas e outras actividades lúdicas, onde o cérebro também é bastante estimulado.
NÃO PRECISA EXAGERAR, MAS A ESCOLHA É SUA

Sem comentários: