segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

COMER DE FORMA SAUDÁVEL E A PREVENÇÃO DA DEMÊNCIA

COMER DE FORMA SAUDÁVEL 

À ESQUERDA SÃO AS MÁS ESCOLHAS, À DIREITA AS BOAS ESCOLHAS


Comer de forma saudável  e a prevenção da demência.

No nosso cérebro existem os neurónios e as células da glia, que possuem várias funções, sendo uma a de remover as toxinas do cérebro. As últimas investigações apontam que a introdução de determinado tipo de alimentos como gengibre, soja, mirtilos e outras frutas vermelhas na dieta, podem proteger os neurónios.
A melhor dieta que pode adoptar é a dieta mediterrânica, que aliás é candidata a Património Imaterial da Humanidade.
A dieta mediterrânica privilegia a ingestão de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, como o azeite, em relação às gorduras de origem animal e as trans que são gorduras do tipo da margarina.
O consumo de peixe deve ser superior ao da carne e haver uma ingestão abundante de frutas e vegetais. Deve ingerir também frutos secos e pode beber um copo de vinho tinto à refeição.
Devem-se fazer 6 refeições diárias, não se devem comer alimentos ricos em açúcar e farinhas brancas processados, porque têm um índice glicémico muito elevado, elevando a glicose sanguínea rapidamente, com a consequente descida também abrupta da glicose, o que não é nada saudável a nível cerebral.
Em resumo faça pequenas refeições entre as principais, privilegie o consumo de azeite em detrimento de outro tipo de gorduras, mais peixe do que carnes e dentro das carnes consuma carnes brancas. A maior porção  da sua dieta deve ser de frutas variadas, vegetais e legumes.
Beba muita água e chá verde o qual parece aumentar a elasticidade mental e melhorar a memória.


RODA DOS ALIMENTOS

Sem comentários: