segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ETIQUETA E BOAS MANEIRAS - 12 regras básicas de etiqueta à mesa



12 regras básicas de etiqueta à mesa

Saber se comportar à mesa é indispensável tanto para o anfitrião como para o convidado. Veja as regras fundamentais:

1- As suas mãos devem estar limpas quando pegar nos talheres e o copo, ou a taça, durante a refeição. Tente manter a borda do prato sempre limpa.
2- Antes de começar a comer, coloque o guardanapo aberto sobre as pernas. Utilize-o exclusivamente para limpar os lábios e os dedos.
3- Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.
4- Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo. Depois de beber, enxugue os lábios.
5- Ao se servir, depois de tocar um alimento, coloque-o no seu prato. Não o deixe no recipiente de onde outras pessoas vão se servir.
6- Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc.
7- Sirva-se de porções dos alimentos sem ficar escolhendo partes ou pedaços que lhe agradam mais.
8- Se ao provar algo, não gostar do sabor ou sentir que está em mal estado, e for impossível engolir, coloque de volta no prato discretamente, cobrindo a boca e o garfo com a mão. Depois cubra esse alimento com algum outro para não deixá-lo à vista. Não faça comentários.
9- Se depois de algumas garfadas você estiver convencido de que o prato que lhe serviram não é do seu gosto ou já estiver satisfeito, cruze os talheres e não continue comendo.
10- Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.
11- Não é educado pedir para repetir um prato, mas, se lhe oferecerem, você pode aceitar, se desejar.
12- Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.



Dicas Adicionais
para evitar gafes à mesa, seja em casa de amigos ou restaurantes:

Não é delicado interromper a refeição de alguém em um restaurante. Quando a intimidade é grande, cumprimente rapidamente, sem pegar na mão ou fazer as pessoas se levantarem.

Quando terminar de comer, coloque os talheres paralelamente sobre o prato…(posição às 5h)
Se precisar de ir a casa de banho a meio de um jantar, peça licença à pessoa que estiver sentada ao seu lado, tomando o cuidado de não interrompê-la se ela estiver falando.

Caso esteja constipada e precise espirrar, coloque a mão em concha sobre o nariz e os lábios e tente espirrar sem fazer barulho, mantendo a boca fechada.

Seja delicada, fale baixo e não gesticule com os talheres na mão. Já pensou se você acerta molho de tomate na camisa branca de alguém?

Dobre as folhas da salada. Em vez de cortá-las, basta fazer uma trouxinha com a ajuda dos talheres.

Abra o guardanapo de pano no colo. Após a refeição, coloque-o sobre a mesa, do lado direito do prato
Enviar um comentário