segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

INFUSÃO DE TOMILHO NOS PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

INFUSÃO DE TOMILHO NOS PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

TOMILHO


Todos conhecemos o uso culinário do tomilho, mas também o podemos usar para o tratamento de algumas doenças respiratórias.
Já na antiguidade, os gregos e romanos conheciam o poder curativo do tomilho.
Os Egípcios também o usavam nos processos de embalsamento, devido às propriedades de conservação.
Recentemente os investigadores descobriram a composição química do tomilho. A existência no óleo volátil do tomilho, de carvacrol, borneol, geraniol e timol o mais relevante, explica o porque de ser utilizado devido aos seus poderes curativos desde à muito.
O timol principalmente é rico em ómegas 3. O tomilho também possui flavonoides.
Desde há muito tempo que o tomilho era usado empiricamente nas doenças do foro respiratório.
Hoje conhecemos qual a razão.
O tomilho também apresenta propriedades bactericidas, motivo porque quando é adicionado em saladas cruas elas se conservam melhor.Já na antiguidade era utilizado para conservar alimentos.

USO DA INFUSÃO DE TOMILHO

PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS



Nos problemas respiratórios, como tosse ou constipações, é benéfico beber uma infusão de tomilho o que pode fazer varias vezes ao dia beber varias chávenas por dia. Nos casos de garganta inflamada,  pode gargarejar com infusão de tomilho.

PREPARAR A INFUSÃO DE TOMILHO

 Para preparar a infusão de tomilho ponha 2 colheres de chá de folhas picadas de tomilho numa chávena de água a ferver e deixar repousar por 10 minutos antes de coar. Pode beber varias chávenas por dia.

INFUSÃO DE TOMILHO









Sem comentários: