domingo, 22 de dezembro de 2013

PÃO DE ALFARROBA COM SEMENTES DE SÉSAMO


PÃO DE ALFARROBA COM SEMENTES DE SÉSAMO

ALFARROBA


Ingredientes:
800 gr de farinha de trigo 55
200 gr de farinha de centeio integral
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
650 ml de água morna (22 a 24 º C)
25 gr de fermento de padeiro
20 gr de sal
Azeite q.b. para amassar.

Preparação:
Numa tigela desfaça o fermento com um pouco de a água que retira dos 650 ml.
Numa outra tigela misture as farinhas, as sementes de sésamo  e o sal, depois junte a restante água à tigela de farinha, junte o fermento que dissolveu e trabalhe este preparado com as mãos rapidamente; quando toda a farinha estiver envolvida com o líquido, pode parar. Nesta fase a massa  tem um aspecto deplorável, mas é assim, não deite fora.
Tape com um pano, para manter a massa húmida.
Deixe a massa repousar 15 minutos.
Está na altura de untar com azeite a superfície onde vai trabalhar a massa e as suas mãos (isto permite que a massa não se cole).
Retire a massa da tigela e dobre a massa com as pontas voltadas para si;  segure com o punho a massa e estique a massa do centro para fora, dê um quarto de volta à massa e repita isto  10 a 12 vezes. Coloque a massa numa tigela untada com azeite, tape com um pano e deixe repousar 10 minutos.
Volte a amassar mais duas vezes. A massa cada vez cola menos e aquele aspecto inicial pouco uniforme, vai transformando-se numa massa  sedosa e elástica.
Agora vamos passar a fase de tender a massa. Aqui já vamos enfarinhar a superfície de trabalho e as nossas mãos. Esta farinha que vai ficar na superfície exterior, é fundamental para se obter uma crosta estaladiça.
MASSA QUE VAI FICAR A LEVEDAR
Vai colocar a parte mais lisa na superfície de trabalho e depois pega numa ponta da massa e puxa para o centro e vai continuar a puxar as bordas para o centro, até ter dado uma volta completa à massa. Vira a massa ao contrário enfarinhe novamente a superfície de trabalho e rode a massa, para que toda ela fique com uma camada fina de farinha.
Coloque a massa numa tigela onde colocou um pano enfarinhado, tape a parte superior da massa com um pano enfarinhado, para que a massa não perca humidade e se mantenha macia.
Agora a massa fica a levedar até aumentar para o dobro o seu volume, mas nunca mais do que isso. Este tempo depende da temperatura, do grau de humidade.
A massa não pode ficar num local , com correntes de ar e a temperatura ambiente ideal deveria ser entre os 21 a 24 º C.
Quando estiver pronta para ir para o forno, passe-a com muito cuidado para o tabuleiro previamente enfarinhado. Tem que ser mesmo com muito cuidado, para não rebentar a "alma do padeiro", bolhas de ar no interior da massa.
Pulverize a massa com água para a crosta ficar mais crocante. Para lhe dar um aspecto mais dourado, costumo "regar" com um pouco de azeite. O forno deve estar previamente aquecido a 190 ºC. Em princípio deve levar cerca de 40 a 45 minutos a cozer, os fornos não são todos iguais.
A alfarroba é extremamente saudável. Um dia falaremos sobre ela.


PÃO DE ALFARROBA COM SEMENTES DE SÉSAMO

Sem comentários: