segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

BACALHAU COM BRÓCOLOS NO FORNO

BACALHAU COM BRÓCOLOS NO FORNO



BACALHAU COM BRÓCOLOS NO FORNO



Ingredientes:

2 postas de lombo de bacalhau                            
O LOMBO DEVE SER ALTO
4 batatas médias
1 kg de brócolos
1 cebola
100 Gr de queijo parmesão ralado na hora
2 ovos
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b


Preparação:

Cosa o bacalhau em água a ferver cerca de 10 minutos. Retire e reserve a água.
Descasque as batatas e corte-as às rodelas com cerca de 0,5 cm de espessura, ponha a cozer na água onde cozeu o bacalhau. Vigie para não deixar que as batatas esfarelem.
Numa frigideira com azeite coloque a cebola e deixe ficar em lume brando , até a cebola ficar transparente.
Cosa os brócolos em água fervente, em estando cozidos retire.
Ponha os ovos num tacho com água fria e quando começar a ferver , baixe o lume deixe ficar durante 3 a 4 minutos para a clara cozer e a gema ficar líquida ( são os chamados ovos quentes )
 Num tacho ponha um fio de  azeite e deixe alourar os dentes de alho picados, depois junte os brócolos bem escorridos e esmague-os com um garfo, junte o queijo e envolva bem . Rectifique o sal e pimenta e reserve.
Numa travessa de ir ao forno ponha a cebola com o azeite depois coloque o bacalhau, ao lado do bacalhau as batatas, regue com um fio de azeite o bacalhau e as batatas Coloque os brócolos no outro lado da travessa. 
Salpique as batatas e o bacalhau com pimenta acabada de moer e leve ao forno pré aquecido a 220º C, quando estiver ligeiramente alourado retire parta o ovo deixe cair a gema por cima do bacalhau e  a clara espalhada em cima dos brócolos e sirva.


Enviar um comentário