terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

DEPRESSÃO OU TRISTEZA


DEPRESSÃO OU TRISTEZA

AS PALAVRAS PODEM SER FATAIS


Como sei se é tristeza ou depressão?
A tristeza é uma reacção normal às adversidades da vida, afinal somos humanos e como diz o ditado quem não se sente não é filho de boa gente. Não sentir nada perante situações graves como a insegurança monetária, o desemprego, a doença grave de uma pessoa ou familiar querido e a morte é que não é normal.


TODOS TEMOS DIREITO À TRISTEZA



Anormal é a indiferença perante essas situações.
Mas a tristeza não incapacita a pessoa de tratar de si, de se relacionar com os outros , só  que aquilo que normalmente lhe causava prazer e alegria esta temporariamente afastado.
A situação de tristeza como reacção a um acontecimento negativo, deverá desvanecer e desaparecer dentro de 6 a 8 semanas.
A depressão é uma situação grave que pode afectar qualquer pessoa e pode ter uma origem bem conhecida como por exemplo uma reacção emotiva exagerada à situação de desemprego ou pode resultar de conflitos inconscientes que nem o próprio se apercebe, alterações hormonais (depressão pós parto) e as chamadas depressões endógenas relacionadas com alteração dos neuro químicos cerebrais transmissores, normalmente relacionada com um tipo específico de personalidade.
As pessoas na sua generalidade tem dificuldade de reconhecer que o outro está deprimido, assim estes são normalmente apelidados de preguiçosos, de serem inconscientes por deixarem as coisas correr sem actuar. Este tipo de julgamento, só vai fazer com que a pessoa deprimida se feixe cada vez mais no seu mundo negro, ficando cada vez mais enterrada no buraco chamado depressão que vai aumentando de tamanho e escurecendo.


NINGUÉM VÊ O MUNDO ASSIM POR QUERER




Este artigo tem como uma única finalidade alertar para a existência de que nem tudo o que é tristeza é depressão e que nem tudo o que é depressão é tristeza. 
Vou publicar proximamente mais artigos sobre a depressão, sintomas, tratamento medico e tratamento pela medicina alternativa.


DEPRESSÃO BEM DOCUMENTADA NESTE QUADRO DE VAN GOGH

Sem comentários: