quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

LACTENTE

LACTENTE

SÍNDROME DA MORTE SÚBITA DO LACTENTE

A DORMIR DA FORMA CORRECTA


É a primeira causa de morte durante o primeiro ano de vida do bebé principalmente entre o 1º e o 6º mês, nos países desenvolvidos.
Esta síndrome também conhecido como morte no berço, porque o bebé aparece morto no berço. É uma situação verdadeiramente aterradora, porque aparece inesperadamente num bebé perfeitamente saudável.
O número de casos de síndrome da morte súbita no berço pode ser francamente diminuído com a adoção de medidas extremamente simples.

Medidas a adoptar

O bebé deve sempre dormir de barriga para cima e brincar de barriga para baixo mas sempre vigiado.
O seu filho deve dormir numa cama apropriada, com grades um colchão firme e com o tamanho certo para a cama, não deve existir nenhum espaço entre o colchão e as proteções laterais. A cama deve ter o tamanho adequado para que o bebé não escorregue para o fundo da cama e fique com a face tapada, CABEÇA SEMPRE DESTAPADA

FORMA DE DORMIR PERIGOSA
Não usar edredom mas lençol e cobertor que deve ser leve, a roupa da cama não deve ultrapassar a altura dos ombros. Em alternativa pode usar os fatos para dormir mas sem capuz.

FATO SEGURO
   
FATO PERIGOSO

PODE SABER BEM , MAS NÃO SE DEVE FAZER
          
Nunca ponha o bebé na sua cama para dormir, nem o deixe dormir no sofá.
Não o exponha ao fumo do tabaco e não fume durante a gravidez.
Não aqueça o quarto em demasia, a temperatura ideal é cerca de 18-21º C. A roupa com que o vai vestir não o deve deixar muito quente a transpirar.
O uso de chupeta não tem nenhum problema e parece que está relacionada com a diminuição da síndrome da morte súbita.


Sem comentários: