quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TRUFAS DE CHOCOLATE PRETO COM MOLHO DE FRUTOS SILVESTRES

TRUFAS DE CHOCOLATE PRETO COM MOLHO DE FRUTOS SILVESTRES

 
TRUFAS DE CHOCOLATE PRETO COM MOLHO DE FRUTOS SILVESTRES



Ingredientes:
220 Gr de chocolate preto com 70% de cacau
50 Gr de manteiga sem sal
160 Gr de creme fraîche
Casca de uma lima
3 Colheres de sopa de sumo de lima
50 Gr de mel
Para a cobertura
60 Gr de açúcar refinado
60 Gr de cacau em pó
Raspa de ½ lima





Preparação:
Prepare a cobertura de véspera. Misture o açúcar com a raspa de lima e esfregue-os entre as mãos, espalhe uma camada muito fina num tabuleiro antiaderente e deixe secar de um dia para o outro em ambiente sem humidade (eu ponho dentro do forno desligado).
No dia seguinte parta a manteiga em pedaços do tamanho de nozes e o chocolate em pedaços pequenos e coloque-os dentro de uma tigela em banho-maria.
Leve o creme fraîche ao lume dentro de um tacho a levantar fervura, retire e deixe a descansar 10 minutos. Leve novamente ao lume a levantar fervura.
Noutro tacho pequeno deite o sumo de lima e o mel e aqueça sem deixar ferver.
Deite metade do creme fraîche ainda quente sobre o chocolate e misture com uma colher de pau. Comece por bater no centro em círculos pequenos e vá alargando o círculo até `a periferia. Repita o processo com a outra metade e no fim acrescente o mel com o sumo de lima, quando tudo estiver bem incorporado junte os pedaços de manteiga e mexa muito bem.


GANACHE


Leve ao frigorífico no mínimo 30 minutos.
Bata a ganache e com o auxílio de um saco pasteleiro com um bico liso nº 9 faça bolas que coloca num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Misture o cacau em pó com o açúcar aromatizado, espalhe-o em cima de um tabuleiro com lados altos. Com o auxílio de um garfo role as bolas de ganache no pó. Retire-as com uma colher perfurada e coloque-as num passador para retirar o excesso de cobertura.
Ponha numa travessa e acompanhe com molho de frutos silvestres.


TRUFAS


Sem comentários: