quinta-feira, 27 de março de 2014

A Torre Eiffel 125 anos

A Torre Eiffel 125 anos




A Torre Eiffel comemorou 125 anos a 21 de março, e Paris está em festa. Foi inaugurada em 1889 durante a Exposition Universelle para celebrar o centésimo aniversário da Revolução Francesa. A Torre Eiffel mede 324 metros - ou 'apenas' 300 se descontarmos a antena.
Embora tenha sido controversa quando foi construída, hoje é um ícone de Paris e de toda a França.



A Torre foi desenhada pelos engenheiros Maurice Koechlin e Émile Nougierand e pelo arquiteto Stephen Sauvestre, e recebeu o seu nome de Gustave Eiffel, o diretor da Compagnie des Etablissements Eiffel – que era a empresa onde todos trabalhavam.
Depois do design e local terem sido aprovados, a construção começou em 1887.




Alguns artistas e intelectuais proeminentes levantaram objecções aos critérios estéticos e localização da Torre. O ponto alto da contestação foi o 'Comité dos Trezentos' (um membro por cada metro de Torre) que escreveu uma petição ao Governo para impedir a construção.
Gustave Eiffel não se deixou afetar pela contestação e comparava a 'sua' Torre às pirâmides egipcias.
Na foto, Eiffel no segundo andar da Torre, após a sua construção.




Depois de a obra estar pronta, Gustav Eiffel conduziu uma visita à Torre a membros do governo e da imprensa a 31 de março de 1889.
Foi colocada uma bandeira francesa no topo da Torre e disparados tiros de comemoração. No fim da Exposição Universal de Paris, a Torre tinha recebido 1,896,987 visitantes.

Um trabalhador durante um trabalho de pintura na Torre.

Em 1926, a tragédia atingiu a Torre Eiffel, quando o francês Leon Collet morreu ao tentar fazer com que o seu avião passasse por baixo do arco da Torre.
Já em 1912, o austríaco Franz Reichelt tinha morrido ao saltar do primeiro andar da Torre, quando o seu para-quedas não abriu.


Bailarinhas do Moulin Rouge posam na Torre, um ano antes desta perder o seu estatuto de edificio mais alto para o Chrysler Building em Nova Iorque.

A Torre Eiffel é hoje o monumento pago mais visitado do planeta com 6.98 milhões de visitantes.