sábado, 22 de março de 2014

OSCAR PETERSON TRIO - NIGHT TRAIN ÁLBUM COMPLETO


 OSCAR PETERSON TRIO - ÁLBUM COMPLETO NIGTH TRAIN

 UM DOS REIS DO JAZZ


OSCAR PETERSON



OSCAR  PETERSON

Oscar Peterson nasceu 15 de Agosto de 1925 em Montreal, Quebeque, Canadá.
Oscar Peterson tem uma ampla discografia com o seu trio e quarteto, bem como com suas gravações com muitos dos outros grandes nomes do jazz. Seus variados álbuns incluem gravações com Ella Fitzgerald, Count Basie, Louis Armstrong, Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Roy Eldridge, Ben Webster, Coleman Hawkins e Joe Pass.  Usufrui-o do reconhecimento em múltiplos locais em todo o mundo. Durante sua vida e carreira Mr. Peterson recebeu muitos prémios e distinções, onde se incluem o Praemium Imperiale (o equivalente Artes do Prêmio Nobel, apresentado pela Associação de Arte Japão), o Prémio Internacional de Música da UNESCO, 8 prémios Grammy (incluindo um Grammy Lifetime Achievement), o Prémio Gould 1993 Glenn, da qual foi o terceiro destinatário, o primeiro escolhido por decisão unânime e o primeiro músico na categoria não clássica, e muitos outros prémios
Apesar de um acidente vascular cerebral em 1993, que diminui a capacidade funcional da sua  sua mão esquerda, Oscar Peterson foi perseverante e consegui-o vencer a deficiência e um ano depois estava a trabalhar de novo.
Oscar Peterson morava na pacata cidade de Mississauga, Ontário, Canadá. Seus hobbies eram a pesca, fotografia, astronomia, mas a música era o seu principal hobby. A música para Oscar Peterson não era só trabalho, antes de tudo era uma paixão.
Possui o seu estúdio de gravação privado, na sua própria casa, permitindo-lhe trabalhar e ainda manter uma vida familiar.
 Sua paixão pela vida, pelo amor e pela música foi uma constante durante toda a sua vida.
Morre em 2007 com 82 anos, tendo trabalhado praticamente até à sua morte





NIGHT TRAIN