terça-feira, 6 de maio de 2014

Ex-líbris de Sintra Palácio da Pena

No Palácio da Pena, há nova loja, cafetaria, restaurante e até elevadores



Ex-líbris de Sintra renovou espaços públicos e tem agora elevadores ecológicos que geram a sua própria energia

O Palácio da Pena, em Sintra, terminou em Abril a remodelação de três espaços que já podem ser usufruídos pelo público: loja, cafetaria e restaurante. Segundo a Parques Sintra – Monte da Lua, gestora da Pena e de outros espaços na zona, a intervenção “vem dar resposta ao aumento constante do número de visitantes” do palácio (que, adiantam, em 2013 recebeu cerca de 780 mil visitantes), além de facilitar as visitas dos cidadãos com mobilidade condicionada.

Entre as novidades, destacam-se os dois elevadores que entram ao serviço, construídos a partir da área antes ocupada por um simples monta-cargas. Um dos elevadores fica ao serviço do público, o que, sublinham, permite uma “melhor acessibilidade entre os três pisos”, “nomeadamente para os visitantes com mobilidade reduzida”. Os novos elevadores obedecem também a critérios ecológicos, já que ambos possuem um “sistema de geração de energia que utilizam para seu próprio consumo”: a energia gerada na descida é “utilizada directamente no funcionamento dos elevadores (iluminação, ventilação e som)”. Ainda sob o mote da sustentabilidade, os sistemas de luzes e ventilação desligam-se quando não estão a ser utilizados e foi implementado um sistema de reaproveitamento de águas.

Já a nova loja, está localizada nas antigas cocheiras do palácio e foi decorada com mobiliário em tons de branco. O objectivo é não roubar o protagonismo aos produtos, criando também um contraste com as arcadas da estrutura original do palácio.   
Parques de Sintra, são exclusivos para os visitantes do parque e do palácio e estão abertos todos os dias das 10h às 19h (para bilhetes e mais informações, siga para o site oficial) .

Enviar um comentário