terça-feira, 12 de novembro de 2013

ERVAS AROMÁTICAS DELICADAS

Este tipo de ervas usa-se fundamentalmente em saladas e polvilhadas em cima de comida, dão sabor e enfeitam.
Não gaste dinheiro a comprar estas ervas secas, por duas razões principais, a maioria perde o sabor quando secas e o efeito visual depois de secas é muito pouco.
Há excepções, como por exemplo o funcho, cujo caule e sementes secas ainda têm um sabor mais intenso
Os diferentes tipos de ervas aromáticas delicadas:

Salsa - Bem conhecida dos portugueses, fica bem com praticamente em tudo, peixes, carnes, bacalhau, nas saladas, com outros legumes, nomeadamente a cenoura. Fica muito bem com cogumelos, alho e presunto.
Não deite fora os caules, estes congelam-se e quando só quizer dar sabor, use-os. Onde o sabor é mais intenso é precisamente nos caules. Se fizer caldos em casa, deve aproveitar esses caules.

Coentros - Também deve guardar os caules, exactamente pela mesma razão da salsa, mas não para os cozinhar porque perdem de imediato o sabor, mas para os esmagar num almofariz e acrescentar, por exemplo, a um molho vinagrete. Estas ervas também são muito utilizadas por nós, perdem o sabor se forem cozinhadas, pelo  que só se devem usar com alimentos frios, ou para polvilhar um prato quente, mas mesmo na hora de ir para a mesa, como por exemplo uma açorda de marisco.
Um casamento feliz é com o tomate, o marisco, o peixe, as saladas de laranja e as batatas.

Manjericão - É a base do pesto italiano, usa-se em saladas, com salmão mas o seu amante preferido são os tomates. Tem um cheiro identico ao manjerico.


Cebolinho - Tem um sabor ligeiramente parecido com as cebolas. Usa-se cru para polvilhar sopas ou batatas, sendo a sua função principal enfeitar o prato.
                                               
Sopa com cebolinho

Cerófilo  -  Muito usado pelos chefes de cozinha , por embelezar os seus pratos.
             
Cerófilo
Endro- Com aspecto semelhante ao funcho, é muito utilizado, nos paises nórdicos,com o salmão.Mas também forma um enlace muito feliz com todos os peixes.


Funcho - Tem um sabor  intenso e fica muito bem com todos os peixes e a carne de porco. Não se utiliza em cru.
                                               
Funcho

Hortelã - Bem conhecida de todos nós, apreciada para fazer Mojitos ( bebida cubana com rum), em variantes da caipirinha, em refresco de água com limão. Forma com o chocolate uma parelha deliciosa.
Fica muito bem com morangos, assim como com as framboesas. Muito utilizada nas canjas, onde introduz uma nota de frescura e cortando a gordura.
Mojito

Estragão - Conheço, nunca cozinhei nada com ele, nem nunca comi nada onde estivesse encorporado. Não tenho opnião formada.


Vamos usar ervas aromáticas, porque além do mais, também têm propriedades medicinais.
Da próxima cá estarei a abordar o assunto.

Sem comentários: