quinta-feira, 14 de novembro de 2013

TENSÃO PRÉ MENSTRUAL (TPM)

 Algumas de nós sabe bem o que é a TPM, outras têm uma vaga ideia.
Mas afinal, o que é a TPM?




São um conjunto de sintomas que algumas mulheres começam a sentir 1a 3 dias antes do início da menstruação. Após o início da menstruação até ao seu fim, esses sintomas desaparecem.
 As flutuações hormonais que a mulher tem durante o mês são a causa .
Os sintomas da TPM, são: cansaço, irritabilidade, ansiedade, tristeza, fúria, dor abdominal, alterações do transito intestinal, tensão mamária, aumento de 1 a 2 kg, edemas nos membros inferiores, agravamento do acne ou aparecimento de algumas "espinhas”, dores de cabeça, insónia ou vontade anormal de dormir e diminuição do desejo sexual.
A mulher com TPM, tem alguns destes sintomas, em princípio não os vai ter todos, têm direito a escolher. Num daqueles dias em que o chefe está insuportável, pode barafustar à vontade e depois, com uma voz de pessoa muito, mas mesmo muito cansada, diz: "Desculpe, sabe, não tenho culpa, é a maldita TPM".


Se sofre de TPM, mal a sinta chegar ponha um aviso com letras garrafais "AVISO QUE ESTOU COM TPM, NÃO ME RESPONSABILIZO PELOS MEUS ACTOS "

No local de trabalho faça correr subtilmente, que está naqueles dias do mês em que lhe dá a louca. Pode ser que resulte e não a chateiem.










Ajuda a melhorar a TPM, um quadradinho ou dois de chocolate e exercício físico. 
ATÉ ELES JÁ SABEM O QUE TÊM QUE FAZER



Se tiver uma TPM, daquelas mesmo a sério, vá ao seu ginecologista.



Sem comentários: