quinta-feira, 14 de novembro de 2013

AS DIFERENÇAS DA FLOR DE SAL E DE OUTROS TIPOS DE SAL



 A flor de sal é formada por pequenos cristais que se encontram por cima do restante sal das salinas, além do cloreto de sódio, tem na sua constituição, cálcio natural, magnésio, zinco, cobre e outros minerais importantes para a nossa saúde. A percentagem de cloreto de sódio também é inferior, quando comparado com o sal da cozinha e o sal refinado.



FLOR DE SAL
SALINA ONDE SE EXTRAI FLOR DE SAL


A flor de sal é bastante cara em relação aos outros tipos de sal, não tem interesse usá-la em alimentos cozinhados, porque não se nota a diferença em relação ao sal grosso marinho usado. 
Mas quando temperamos uma salada com flor de sal, nota-se de facto a diferença. Eu uso-o em saladas, em bifes mal passados que são temperados na altura e o sal praticamente não se desfaz.


FLOR DE SAL NUMA SALADA


 O sal grosso marinho também provem das salinas, é o que se encontra por baixo da flor de sal, é mais barato e não trás inconveniente para a saúde desde que utilizado com moderação, aliás como qualquer tipo de sal.


SAL GROSSO MARINHO


O sal da cozinha, já é sujeito a uma lavagem, que retira componentes nutricionais importantes. Eu não utilizo, a diferença de preço não é significativa e a outra alternativa é muito mais saudável.

O sal refinado, provém do sal de cozinha, que após a lavagem é triturado para o tornar mais fino e a quem se acrescentam aditivos químicos prejudiciais á saúde. Este sal é que definitivamente não uso.


NUNCA MAIS USAR


Se fôr necessário o uso de um sal fino, trituro no processador de alimentos o sal grosso marinho e obtenho um sal fino, que ponho no saleiro.
A Organização Mundial de Saúde, recomenda o uso máximo de 6gr de sal dia por pessoa. Parece que nós, os portugueses, ingerimos o dobro.
É muito difícil reduzir a quantidade de sal de uma forma abrupta. Eu recomendo que todas as semanas retire uma pitada de sal, use e abuse das ervas aromáticas e especiarias e ao fim de algumas semanas está a consumir a quantidade recomendada .

Por curiosidade, sabem que os soldados romanos eram pagos com sal e daí a origem da palavra salário?

Sem comentários: