segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

IR AO TEATRO EM LONDRES


                                                                

                                                         Ir ao Teatro em Londres...




Phantom of the Opera





Ir ao teatro em Londres é uma experiência mágica. E neste caso, fantasmagórica: criado pelo britânico Andrew Lloyd Webber,  The Phantom of the Opera (O Fantasma da Ópera) está em cartaz em Londres desde 1986. Em longevidade, actualmente, perde apenas para Les Misérables, que estreou um ano antes.
As músicas que publicarei na página seguinte, dão uma pequena ideia do poder do espectáculo, indicado até para os que não são tão inclinados para musicais. Tudo no palco faz sentido e o clima produzido pelas músicas é grandioso.




 Além dela, o cenário, os efeitos especiais e o enredo (quanto menos  souber, melhor) são responsáveis por lotar o Her Majesty’sTheatre todas as noites.
No aniversário dos 25 anos da peça, em 2011, estimou-se que 130 milhões de pessoas já haviam assistido ao espectáculo em todo o mundo.

                                                                         Her Majesty’sTheatre  



Les Misérables

















Não importa se gosta ou odeia musicais. Quando vier a Londres, assista à peça Les Misérables, o musical há mais tempo em cartaz em todo o mundo, desde 1985 emocionando o West End da capital britânica.
Popularmente conhecida como Les Mis, a peça é um clássico.  As vozes e as actuações são impressionantes.
A peça é uma adaptação aos palcos do épico escritor francês Victor Hugo, que conta a história de Jean Valjean através dos anos, numa França desvastada por guerras no século 19.
Essa passagem de tempo é muito bem solucionada com os figurinos e a maquiagem dos actores, que no fim realmente parecem bem mais velhos. A Troca de cenários, figurinos, iluminação, tudo isso impressiona. Porém nada supera o real motivo deste musical ser o sucesso que é: o elenco interpretando a banda sonora premiada. Com uma técnica vocal absurda, vozes afinadíssimas, todos cantam muito e deixam a plateia arrepiada em diversos momentos.
 É Impossível não se emocionar com a pobre Fantine, cantando “I dreamed a dream”.
O musical tal como é hoje, foi concebido em inglês e estreou em Londres em 1985. Já foi apresentado em vários teatros, sempre com lotação máxima. Actualmente em cena  Les Mis é o Queen’s Theatre, no coração do West End londrino.

Construído em 1901, o Queen’s Theatre é uma atracção à parte. Em 1940, a fachada e a entrada foram destruídos por uma bomba e tiveram de ser reconstruídos um ano depois. O interior do teatro é lindo e ainda conserva a estética da época. Nesse mesmo teatro, já foram encenadas peças e musicais que fizeram história, como The Hobbit, The Rocky Horror Show e a ópera Tommy, do The Who.


                                                                       

                                                           Queen`s Theatre




Sem comentários: