sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

CRACÓVIA - Stare Miastro.

VIAGEM A CRACÓVIA 


 E a nossa visita prossegue dentro da preciosa Stare Miastro.

A Torre da Câmara Municipal (Wieza Ratuszowa), de estilo gótico, tem forma quadrada e está ligeiramente inclinada. Está encimada por uma agulha barroca colocada no século XVII. Alberga no rés-do-chão um museu histórico da cidade de Cracóvia que não visitamos.

Wieza Ratuszowa


Entramos na Igreja de Santa Bárbara (Kosciól sw Barbary), edifício de estilo gótico, que se julga ter sido erguida com os tijolos feitos à mão que sobraram da construção da Basílica de Santa Maria. O interior da Igreja de Santa Bárbara é barroco,
     
Kosciól sw Barbary (vista posterior)




 Interior da Igreja de Santa Bárbara

Com decoração e mobiliário do século XVII, data da última reestruturação. À entrada desta igreja, na capela de Ogrójec, encontra-se um conjunto escultural de pedra de arenito com representação de Jesus no Monte das Oliveiras orando entre os apóstolos adormecidos, que se julga ser também de Veit Stoss. Datam do século XV as arcadas que abrigam este conjunto, fechadas por um elegante gradeamento.



Capela de Ogrójec à entrada da Kosciól sw Barbary
com lápide do século XVI à direita da foto
Outra lápide do século XVI
 na parede exterior da Igreja de Santa Bárbara
Anoitecia, os edifícios que poderíamos visitar encerravam e por isso e por ser um dia especial, fomos até ao mais antigo restaurante da cidade da Croácia, o elegante Wierzynek para marcar mesa para jantar. Situado no Main Market Square 16.





É um restaurante aberto desde 1364, onde diversos reis e personagens importantes do mundo da cultura e artes foram servidos. Soubemos que nesse dia haveria um concerto de piano incluído no programa Chopin Concerts às 19 horas. Adquirimos os bilhetes e marcamos mesa para dois, jantar no final do concerto.


Regressamos ao nosso hotel e descansamos até próximo da hora do concerto, já que tínhamos pedido um táxi para nos levar até ao restaurante. Sabem que sapatos de tacão alto não servem para nos deslocarmos na neve e ir a um jantar de anos num restaurante de luxo obriga a alguma cerimónia.



CONTINUA A NEVAR




Impossível ir de bicicleta!...


Contarei pormenores na próxima página. 
Tenham paciência...



Enviar um comentário