terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

VINICIUS DE MORAES POETA E MÚSICO BRASILEIRO ♥ Eu sei que vou te amar ♥

VINICIUS DE MORAES POETA E MÚSICO BRASILEIRO


O POETINHA E MARIA CREUSA



 Enquanto lê ouça o video no fundo com ♥ Eu sei que vou te amar-Vinicius de Moraes♥, cantado por Maria Creusa e Vinicius de Moraes

VINICIUS DE MORAES foi um dos nomes mais importantes na poesia e da música brasileira.
Também se celebrizou com a escrita de peças para teatro, tendo a peça Orfeu da Conceição sido uma das mais importantes, tendo sido passada a cinema em 1959 pelo realizador Marcel Camus, conquista a Palma de Ouro no Festival de Cannes e ganha o Óscar para melhor filme estrangeiro.
Na música os seus principais pares foram os notáveis, Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra, entre outros.
No círculo dos amigos era conhecido por “O Poetinha “, alcunha carinhosa porque foi chamado até ao fim da vida.
Conjuntamente com o seu círculo de amigos ajudou a criar a bossa nova, tendo também explorado caminhos de encontro entre a bossa nova e a música africana.
"Garota de Ipanema", "Eu sei que vou te amar", "Pela luz dos teus olhos","Chega de saudade", "Samba de Bênção", "Tarde em Itapopã", "Insensatez", "Arrastão", são algumas das suas canções mais famosas. Nestas canções Vinicius , descreveu o amor como ninguém e a sua cidade natal o Rio de Janeiro.
Fez um álbum de música infantil a Arca de Noé, que foi lançado em 1980 e a sua filha regrava-o ao vivo em 2013 para assinalar o centenário do Poetinha. Nesta nova edição há artistas que já tinha participado na primeira edição, como Chico Buarque e nomes novos como Ivete Sangalo e Marisa Monte.
Adriana Calcanhoto que é autora da capa do CD, grava nesta nova edição, na 13º faixa o"Elefantinho", também poema do poeta Vinicius de Morais.

A última faixa do disco " A Casa", mantém-se inalterada e é cantada pelo Poetinha e tocada por Toquinho.





Sem comentários: