segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

IRMÃS BRONTË



IRMÃS BRONTË

Numa família de seis irmãos, cinco raparigas e um rapaz, nascidos na primeira metade do século IXX, em Thornton, no Yorkshire, distinguiram-se na literatura inglesa, Charlotte, Emily e Anne. 

Emily, a segunda filha, distinguiu-se como poetiza e romancista. Da sua autoria o romance mais conhecido O MONTE DOS VENDAVAIS, por várias vezes já adaptado ao cinema. Ela escrevia, também, com o pseudónimo masculino  Ellis Bell.

Charlotte Bronte,  a terceira filha, também se dedicou à poesia e ao romance. Escreveu vários livros, "O Professor", "Villette", “Os Amores de Jane Eyre” sendo o mais conhecido entre nós “Jane Eyre” adaptado, ao longo dos anos, ao cinema por vários realizadores. Foi considerada a maior romancista inglesa..


Anne, a irmã mais nova, igualmente dedicada à poesia e literatura, sob pseudónimo, é talvez a menos conhecida entre nós. Faleceu apenas com 29 anos.

sendo o mais conhecido entre nós “Jane Eyre” adaptado, ao longo dos anos, ao cinema por vários realizadores. Foi considerada a maior romancista inglesa.

Sem comentários: