terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O FASCINANTE MUNDO DOS PEIXES PUBLICAÇÃO Nº 2

O FASCINANTE MUNDO DOS PEIXES PUBLICAÇÃO Nº 2


PEIXES FRESCOS


A 1ª publicação foi dedicada sobre saber escolher peixe fresco.

A publicação nº 2 é sobre as diferentes maneiras de confeccionar peixe.


Cozinhar peixe é difícil, não deve ficar cru mas também não deve ficar seco e rapidamente o peixe passa de encruado a seco.

Assar peixe

Os peixes podem ir ao forno inteiros. Os peixes ideais para assar no forno são os peixes gordos, é mais difícil ficarem secos: Robalo, salmão, truta, goraz, dourada, pescada.
Para assar um peixe deve ter o forno pré-aquecido entre 180ºC   a 200 º C dependendo do tamanho do peixe. 
Calcula cerca de 10 minutos por cada 2,5 cm de espessura se o peixe for inteiro ou ás postas, se forem filetes calcula 6 minutos por 1 cm de espessura.

   Peixe em papillote

PEIXE EM PAPILLOTE

Neste método, a posta de peixe fica embrulhada em papel vegetal. O importante é que o embrulho fique muito bem fechado. É uma forma saudável de cozinhar peixe.

Cozer peixe

O peixe deve cozer cerca de 6 minutos por cada 2,5 cm de espessura. O peixe fica mais saboroso se for cozido num Court bouillon, que se prepara juntando água, vinagre, tomilho, louro, salsa, cebola e grãos de pimenta preta. Este preparado fica a ferver durante 10 minutos em lume brando, deixa-se arrefecer e só quando estiver frio e depois de ser coado é que se põem o peixe a cozer.

Estufar peixe.

Os tempos são idênticos aos para cozer, vai estufar num caldo de peixe juntamente com legumes.
Os peixes de sabor muito acentuado como o salmão e o chicharro, não são bons para estufar porque o sabor ainda fica mais acentuado.

Grelhar Peixe

Os melhores peixes para  grelhar são os peixes gordos, os outros também podem ser grelhados mas necessitam de ser bem untados numa gordura..
Um peixe com 2,5 cm de espessura demora a grelhar, de cada lado, cerca de 4 minutos. Filetes delgados com cerca de 1 cm de espessura só precisam de 2 minutos de cada lado.
A distancia do grelhador varia de acordo com a espessura do peixe. Os peixes grandes devem ficar a uma distancia de 12,5 cm e os peixes pequenos a cerca de 5 cm, esta última parte só se aplica se estiver a grelhar num grelhador a carvão. Não deve haver chama, só brasa. Se quiser torná - los mais saborosos pode deitar para cima das brasas ervas aromáticas.
.
PEIXE A GRELHAR

Sem comentários: