sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ESPECIARIAS II

ESPECIARIAS

O MUNDO DAS ESPECIARIAS

Hoje vamos falar das últimas especiarias que conheço e costumo usar.

Canela - usada em vários doces e bolos, também utilizada nos estufados de carne (eu pessoalmente não gosto) e com o café.

As cinco especiarias - são uma mistura de funcho, anis-estrelado, cravos-da-índia, canela e pimenta. Utiliza-se na comida chinesa, como o pato à Pequim por exemplo.

Sementes de mostarda - são umas bolinhas pequenas normalmente amarelas, mas também podem ser castanhas ou pretas, utilizadas na preparação do caril.

SEMENTES DE MOSTARDA

Noz-moscada - é uma especiaria que consegue tornar os doces menos enjoativos e tornar os vegetais menos amargos.

Açafrão - é uma especiaria muito cara, é extraído dos estigmas das flores crocos, tem um cheiro intenso e característico e uma cor amarela viva. É muito usado na cozinha do médio oriente. Se for só para dar cor serve o açafrão em pó, para temperar deve usar os fios de açafrão.

AÇAFRÃO - ESTIGMAS DAS FLORES

Paprica fumada - é feita a partir das malaguetas secas e fumadas, dá um paladar delicioso nas carnes grelhadas.

Anis-estrelado - Muito usado na cozinha do Extremo Oriente. Muito utilizado na preparação de bebidas alcoólicas quentes, em doces e em compotas ou chutneys. Alguns chefes utilizam-no em pratos salgados; eu pessoalmente não gosto.

Baunilha - a verdadeira baunilha é uma vagem comprida que tem no seu interior minúsculas sementes pretas, é deliciosa em várias sobremesas. Não é nada barata, mas se comparada com a essência de baunilha a diferença é notória.

VAGEM E SEMENTES DE BAUNILHA



PORQUE SÃO UMA DAS MINHAS PAIXÕES, ESPECIARIAS I artigos anteriores relacionados


APANHA DA FLOR DO AÇAFRÃO

Sem comentários: