quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

SAINT -EXUPERY




ANTOINE DE SAINT -EXUPERY

http://www.hostgator.com.br/13751.html






Antoine Marie Jean-Baptiste Roger  de Saint -Exupery, aristocrata francês foi um aviador pioneiro, poeta e escritor, mundialmente conhecido pela sua obra “ O Pequeno Príncipe.”
Nasceu a 9 de junho de 1900 e morre em julho de 1944.
Trabalhou como piloto da aviação postal, sendo um dos pioneiros desta forma de distribuição de correio
Em 1935 tem o seu primeiro acidente de avião, quando o avião que pilotava se despenhou no Norte de Africa, sobrevive e caminha vários dias no deserto até ser descoberto por uma caravana. Passados dois anos, pilotando o mesmo avião tem novo acidente de avião que se despenhou na Guatemala, sobreviveu com ferimentos graves.
Durante o período de convalescença escreve Terre des Homes, publicado em 1939, que recebeu o prémio da Academia Francesa para Romance e o prémio da National Book Award nos Estados Unidos.
Em 1942 publica Pilote de Guerre em Nova Iorque, romance que descreve a sua fuga da França ocupada e que foi proibido pelas autoridades alemãs.

SAINT -EXUPERY


Le Petit Prince foi escrito em 1943, história infantil e para adultos que acabou por ser traduzida em mais de 250 línguas.
Apesar de ter sido dado como inapto para se alistar na Força Aérea Francesa, devido as sequelas dos seus ferimentos, consegue licença para voar.
 Em 31 de Julho de 1944 quando vai a pilotar um avião da Força Aérea Francesa desaparece, não sendo ainda hoje claro se foi abatido, se teve uma avaria técnica ou se suicidou.



Um pequeno trecho do Princepesinho para o entusiasmar o livro 


"O pequeno príncipe atravessou o deserto e encontrou apenas uma flor. Uma flor de três pétalas, uma florzinha insignificante....
- Bom dia - disse o príncipe.
- Bom dia - disse a flor.
- Onde estão os homens? - Perguntou ele educadamente.
A flor, um dia, vira passar uma caravana:
- Os homens? Eu creio que existem seis ou sete. Vi -os faz muito tempo. Mas não se pode nunca saber onde se encontram. O vento os leva. Eles não têm raízes. Eles não gostam das raízes.
-Adeus - disse o principezinho.

-Adeus - disse a flor."



SAINT -EXUPERY O PRINCEPEZINHO









Sem comentários: