quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

CRACÓVIA - BASÍLICA DE SANTA MARIA

 CRACÓVIA -  BASÍLICA DE SANTA MARIA



Kosciol Mariacki



A Basílica de Santa Maria (Kosciol Mariacki), possui duas torres que desde logo chamam a atenção pela originalidade da assimetria. A Torre Norte é bastante mais alta que a Torre-campanária situada a sul. A Torre mais alta está encimada por uma agulha gótica de 1478, com posterior aplicação de uma coroa em ouro. Entre estas duas torres pode observar-se a estrutura do grande vitral desenhado por Jean Matejko. Por baixo desta o Pórtico barroco, com abóbada sustentada por colunas e sob este a entrada principal dedicada aos fiéis. O interior da basílica, composta por três naves, sendo a abóboda da central mais elevada que as laterais, é um autêntico compêndio de estilos que vão do gótico ao barroco e à Arte Nova. O mais precioso é o  Retábulo de Veit Stoss.

Abóboda central com Altar-mor e retábulo




 Retábulo de Veit Stoss (pormenor)

Sobressaem ainda numerosas obras de escultura em pedra e madeira, tais como os baixos-relevos de esplêndida policromia dos encostos do coro, que ilustram vários episódios da vida da Virgem Maria. É também de Veit Stoss o Crucifixo de Slacker, que o trabalhou sobre um único bloco de pedra. Atrás do crucifixo um refinado trabalho em prata executado em 1723, que representa a cidade de Jerusalém é igualmente precioso.




Crucifixo de Slacker

Visitamos de seguida a pequena Igreja de São Adalberto (Kosciól Sw Wojciecha), primeiro padroeiro da Polónia. É o mais antigo edifício da zona da Praça do Mercado tendo sido construída entre os séculos XI e XII. Tem muros de pedra calcária, tendo sofrido transformações no século XVII, sendo remetidas a essa data as decorações de estilo barroco e a cúpula com cobertura metálica corada por uma lanterna.


Kosciól Sw Wojciecha


Almoçamos no Café Restaurante Europejka, na Praça do mercado, 35. 
Acompanhamos dois tramezzini kurczkiem com uma cerveja e um newby quente, terminando à boa maneira portuguesa com dois cafés expresso. A conta foi de simplesmente 45 PLN.


O elegante Café-Restaurante Europejska


Continuamos a visitar monumentos que se encontram todos muito próximos, todos no Centro Histórico em Stare Miastro.
Na próxima página voltamos a Star Miastro.




Sem comentários: