segunda-feira, 25 de novembro de 2013

25 NOVEMBRO | DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

25 Novembro | Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres
                                       


 
 

A violência doméstica, caracteriza-se por actos de violência de diversa índole que são exercidos sobre uma ou mais pessoas de determinada família. Normalmente a vítima é a mulher e indiretamente as crianças e os idosos que assistem.


CRIANÇA QUE VIVE NUM AMBIENTE ONDE`HA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Mas qualquer pessoa pode ser vítima de violência doméstica, independentemente do sexo, idade ou estatuto social.

A violência doméstica é um crime público, como tal pode ser denunciado, tanto pela vítima como por qualquer pessoa, desde que tenha tido conhecimento da sua existência.


 

A violência domestica em Portugal, tem vindo a aumentar de tal forma que o relatório anual da Amnistia Internacional de 2012 inclui Portugal, por três motivos, sendo que um deles é o crescimento significativo do número de crimes por violência doméstica.

Em 2012 as mortes por violência doméstica, foram 37 e as queixas por violência doméstica foram 26.048, segundo dados da PSP e da GNR.








Até junho de 2013, em 6 meses já se registaram 20 homicídios.

Números que são inferiores à realidade, porque as vítimas que não morrem no dia e no local da agressão não são contabilizadas !!!

A violência doméstica assume várias formas: física, psicológica, económica, isolamento, intimidação, instrumentalização dos filhos, emocional e sexual.
É um assunto demasiado grave, para o ignorar.

A mulher vítima de violência doméstica deve denunciar o crime e pedir apoio. Não exite, se for vitima ou tiver presenciado um crime, ligue para a  APAV- Associação Portuguesa  de Apoio à Vitima , telefone -707 20 00 77
 


 É um assunto demasiado grave, que merece muito mais atenção que aquela que está nesta publicação.  
Regularmente iremos abordar o assunto.

Sem comentários: