sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CONHECER E VIVER BARCELONA


                                                    Conhecer e viver Barcelona

Como muitas outras cidades do mediterrâneo, Barcelona foi fundada pelos romanos. Barcino, antigo nome da cidade, era uma pequena cidade portuária que se encontrava mais ou menos onde hoje está situada a Catedral.
Nos primeiros anos Barcino viveu completamento à sombra de Tarragona que, na época, era a cidade mais importante da província.
Foi nesse período que Barcelona e a Cataluña deram os primeiros passos em direcção ás suas identidades, diferenciando-se da espanhola.
Isso é muito evidente na sua língua. O castelhano (espanhol), contém muitos termos árabes, enquanto o Catalão tem muitos mais termos franceses. O catalão não é um dialecto espanhol, mas uma verdadeira e língua própria.
A história de Barcelona nota-se muito na sua geografia. Em direcção ao mar, encontramos o Bairro Gótico, o bairro mais antigo, cheio de lojas. Da outra parte das Ramblas, a rua principal, encontramos o legendário Raval.


Hoje, o bairro tornou-se mais refinado, com suas boutiques de moda e esplêndidas cafetarias.
Nas esquinas de cada rua foram criados pequenas e acolhedoras praças chamadas xamfrà (chanfradura).
A característica mais surpreendente de Barcelona é o ar que se respira. O vento leve e salgado que vem do mar, a atmosfera de verão, mesmo durante os meses mais nublosos. Alegre, ruidosa, nunca preguiçosa, rica de museus e galerias onde se podem apreciar grandes obras do passado e a vanguarda do presente.


A orgulhosa cidade catalã dá o melhor de si: mediterrânea quanto ao espírito e divertimento,  extremamente européia quanto ao dinamismo e eficiência.
Entre as geniais arquitecturas de Gaudì e os bares cheios a cada esquina da cidade, parece mesmo que todos estão empenhados em aproveitar ao máximo a vida e provavelmente fazem-no mesmo dessa forma.



Deixo aqui um pequeno Roteiro para visitar Barcelona:
Catedral da Sagrada Familia


 A maior obra de Gaudí, é a igreja menos convencional da Europa, com fachada de diversos estilos arquitetónicos, teve início em 1882 e estima-se que a obra esteja concluída por volta de 2084. Desde uma das torres que é aberta ao público, é possível subir de elevador ou subir (caso tenha coragem) os 400 degraus. Lá de cima tem uma vista interna da catedral e uma maravilhosa visão das ruas de Barcelona.


Las RamblasAgitada de dia e de noite, a histórica alameda está sempre cheia, principalmente aos fins de semana. Com pouco mais de 1 km, as Ramblas  estendem desde a Praça Catalunha até ao Porto da cidade.


Bairro GóticoBairri Gòtic (Bairro Gótico em catalão). A passagem por esta zona da cidade é obrigatória para todos os que visitam Barcelona pela primeira vez,ou não, não fosse este o núcleo central do conjunto medieval da cidade que, até finais do séc. XIX, esteve rodeado por muralhas. O bairro é, ainda assim, apenas parte da chamada Ciutat Vella, da qual fazem ainda parte as zonas de la Ribera, de El Raval e de la Rambla.

 La BoqueriaO Mercado de Sant Josep de la Boqueria conhecido como La Boqueria é o primeiro dos mercados municipais de Barcelona e foi inaugurado em 19 de março de 1840 - dia de São José. Era onde, antigamente, ficava o Convento de São José, sendo que no século XIII era o local de vendedores de carne. É hoje em dia um mercado onde se vende frutascarnesartesanatovinhos, etc. 





Parque GuellO Parque Güell é um grande parque urbano com elementos arquitetónicos situado no distrito de Gràcia da cidade de Barcelona, na vertente virada para o Mar Mediterrâneo.A não perder! 





Casa de Bartllò

  1. Casa Batlló é um edifício, situado no nº 43 do Paseo de Grácia, na chamada Ilha da Discórdia, num bairro modernista da cidade de Barcelona. Foi construída no período 1875 a 1877.



  2. La Pedrera



  3. Uma das obras mais emblemáticas de Gaudí, este fantástico prédio foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Casa Milà ou La Pedrera como é mais conhecida, é um edifício repleto de curvas é uma das atrações mais visitadas de Barcelona. Seu exterior se destaca por seus muros de pedras e suas chaminés que são verdadeiras esculturas, já o interior abriga um museu, um centro de exposições, um apartamento museu decorado e residências particulares.




  4. Praias de Barcelona



  5. Uma das melhores praias é a Sebastian Beach (Barceloneta)



Sem comentários: