sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PORQUE SÃO UMA DAS MINHAS PAIXÕES


 SOUK
 
 A minha paixão foi-me apresentada há cerca de vinte anos numa viagem que fiz a Marrocos.

AS DIFERENTES ESPECIARIAS
 
 
 Durante uma visita a um Souk , fui envolvida por uma onda de cheiros desconhecidos, tão intensos, que não fui capaz de perceber se amava ou odiava, eram estranhos e fortes. Rapidamente o meu sentido da visão deparou com uma aparição capaz de inebriar qualquer um, tal era a variedade de cores terra e a perfeição da apresentação das especiarias, todas com uma forma de cone , onde reinava a igualdade de tamanhos. Óbvio, o meu cérebro ficou em êxtase.

Regressada a Portugal, sabia que tinha sido uma experiência incrível. O meu conhecimento sobre especiarias era muito pobre, pimenta branca e preta em pó, canela e cominhos; como era de esperar vinha carregada de saquinhos de especiarias, que não sabia como utilizar.

Tenho uma tia que viveu muitos anos em Moçambique e também é uma cozinheira de mão cheia. Foi ela a minha professora.

No fim desse doutoramento, eu era uma mulher de novo apaixonada, só que desta vez pelas especiarias.

Vou apresentar-vos os objectos da minha paixão.

AS DIFERENTES VARIEDADES DE PIMENTA
 
Os diferentes tipos de pimenta, pimentas branca, preta e verde, provêm da mesma planta mas em estados de maturação e com formas de preparação diferentes. A pimenta preta ou pimenta do reino é a mais intensa, a verde tem um sabor intermédio e a branca a menos intensa. Não necessito de dizer que ficam bem em todos os pratos. Se moídas na hora são francamente melhores.

Pimenta Rosa - não provem do mesmo fruto que as outras pimentas, é pouco picante, possui um sabor ligeiramente adocicado. Usada muitas vezes para decoração.

Malagueta seca - tem um sabor muito mais intenso que a malagueta fresca, dá um sabor enérgico muito intenso à comida. Eu pessoalmente não sou fã, não consigo aperceber-me dos outros sabores a não ser do picante intenso, que me é desagradável. Há quem adore, como por exemplo o conhecido chefe Jamie Olivier. Usa- se na comida indiana, no frango de churrasco, no molho da francesinha e nas bifanas.
MALAGUETA SECA

Cominhos - têm um cheiro e sabor inconfundível, são ligeiramente picantes e adocicadas e com um odor bem característico; ligam muito bem com a carne de porco, com batatas e consegue transformar a insipida couve-flor, num prato com interesse.
 
   COMINHOS EM PÓ

 
 Funcho (sementes) - uma das minhas especiarias preferidas, faz um bom par com o peixe e dão um toque original ao molho de tomate. Também se usam em bolos e bolachas devido ao seu sabor ligeiramente adocicado.

 
SEMENTES DE FUNCHO


Não convém apaixonar-se por todas as especiarias em simultâneo. Na próxima semana, falaremos das restantes, que ainda são um número razoável.

 

 

 

 

Sem comentários: